A CRANFOS também disponibiliza equipamento para Desnitrificação, que age removendo os nutrientes oxigenados conectados ao nitrogênio para, em seguida, retorná-lo à atmosfera na forma gasosa.
A desnitrificação de efluentes gasosos é um processo fundamental para reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) provenientes de diversos processos industriais, como usinas de energia, indústrias químicas e petroquímicas, Industria de vidro etc. Existem várias tecnologias, equipamentos e métodos para realizar a desnitrificação de efluentes gasosos, como processo SNCR (Redução Não Catalítica Seletiva), processo SCR (Redução Catalítica Seletiva) sendo um dos mais comuns etc.
SCR (Redução Catalítica Seletiva):
Um dos métodos mais comuns para o abatimento de óxidos de nitrogênio utilizados nas indústrias, o processo SCR é altamente eficiente, podendo reduzir as emissões de NOx em até 90%. Como demonstrado nas fórmulas de reação, a Amônia (NH3) é injetada junto ao gás do processo e essa mistura passa por um leito catalítico, onde é formado N2 e H2O(v).
4NH3 + 4NO + O2 → 4N2 + 6H2O
4NH4 + 2NO2 + O2 → 3N2 + 6H2O
O contato com o leito catalítico atua reduzindo a temperatura de reação. Sem a presença do catalisador essa reação ocorre em aproximadamente 980°C, e com a presença do catalisador adequado, é possível ser realizada entre 300 e 400°C.
Para mais informações, por favor consulte nossa equipe de Engenharia de Processos.
Av. Castelo Branco, 300 • Sala 101
Horto • Ipatinga • MG
Rodovia ES-440, S/N
Bebedouro • Linhares • ES
Para ver este conteúdo, preencha o formulário abaixo:
O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os
outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades.
Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.