Equipamentos

Ciclones

Ciclones

Através do uso do conceito de movimentos centrífugos, os ciclones da Cranfos têm como objetivo fazer a separação entre gás e o material particulado nele presente.

A entrada pela parte superior do equipamento é feita para direcionar o fluxo de gás de forma tangencial para as paredes internas do equipamento. Nesse instante, o gás começa a realizar o movimento centrífugo numa silhueta espiralar na direção inferior do equipamento. Esse movimento proporciona ao particulado a força centrífuga necessária para percorrer o trajeto junto à superfície interna do ciclone. No final do trajeto (parte inferior do equipamento) é possível fazer a captação do particulado com o uso de válvulas especiais de descarga e selagem.

O gás segue seu trajeto sem o material particulado presente na estrada do equipamento e com a possibilidade de ser tratado de forma mais facilmente para poder ser emitido ao ambiente sem maiores problemas.

Dependendo da necessidade do cliente, podem ser formados diversos arranjos com vários ciclones em linha ou paralelo para uma maior eficiência de retenção do particulado. Nesses novos arranjos são dispostos para ocupar espaços menores da instalação do cliente.

No dimensionamento e projeto, também são levados em consideração o tipo de processo e de composição do gás e do particulado, podendo ser utilizados materiais especiais para evitar a corrosão e/ou desgaste das paredes internas e demais itens que entram em contato com o gás.