Equipamentos

Filtro de Mangas Bai-Press 10

Filtro de Mangas Bai-Press 10

Com tecnologia de última geração, este equipamento faz filtragem a seco de gases industriais, e seu nome também provém do tipo de limpeza ao qual é submetido. Assim com o de alta pressão é utilizado para filtragem de diversos materiais particulados provenientes de gases de processos industriais, cujo fluxo forçado por meio de exaustão, proporciona uma operação de filtragem contínua do gás por meio das mangas.

A principal diferença deste tipo de filtro para o filtro de mangas de alta pressão está no fato de ser usado ar a baixa pressão para limpeza das mangas, e com mangas de até 10,0m de comprimento, proporcionando pouco espaço de instalação na fábrica.

Com o passar do tempo, a filtragem do gás retém o material particulado na superfície externa da manga, diminuindo a área de passagem do gás e, consequentemente, aumentando a perda de carga no ventilador.

Neste momento entra o sistema de limpeza que insufla ar comprimido a baixa pressão no sistema, mais especificamente no interior das mangas, causando uma leve agitação por toda a manga, necessária para o desprendimento do material particulado retido. Esse insuflamento de ar é controlado de forma eletrônica através de um PLC programado para execução automática.

O controle é feito com equipamentos e aparelhos exclusivos de nossa tecnologia que permitem que o ar comprimido, a certa pressão, seja insuflado através de um sistema rotativo que direciona o jato de ar para cada manga, criando a agitação necessária.

Este tipo de limpeza, ao contrário do que é usado no de alta pressão (utilizada inclusive por todos nossos concorrentes), acaba diminuindo drasticamente o tempo de vida útil de cada manga, sendo necessária uma nova reposição do conjunto de mangas com uma periodicidade muito curta. Nossa tecnologia permite que a vida útil de nossas mangas seja muito superior já que elas não ficam sobre constante submissão a ondas de choque que prejudicam a sua composição estrutural.

Uma vez sacudido, o material particulado é desprendido da superfície da manga e cai para o fundo da tremonha, onde fica depositado para um posterior transporte/embalagem. Este transporte também é levado em consideração na hora do projeto para poder ser elaborado um equipamento com diferentes arranjos de tremonhas, o que identificará o melhor tipo de controle de saída desse material, seja por uma rosca transportadora, no caso de tremonhas longitudinais, ou apenas válvula rotativa, no caso de tremonhas piramidais. Até mesmo podem ser montados conjuntos com esses dois equipamentos, usando ou não uma válvula guilhotina para controle adicional.

As mangas, itens vitais para o bom funcionamento e eficiência do equipamento e, neste modelo de equipamento, com vida útil superior, têm características apropriadas para cada tipo de processo, onde variáveis como temperatura e composição do gás fazem com que a escolha do tipo de manga seja muito importante, já que estas variáveis também aumentarão ou diminuirão a perda de carga total para dimensionamento e especificação do ventilador que fará a exaustão dos gases por meio de dutos e coifas até o filtro.

Com avançadas tecnologias alemãs, as mangas utilizadas em nossos equipamentos são fabricados com os melhores materiais no mercado, possuem alta resistência e fácil manutenção. São fabricadas conforme projeto, o que permite utilizar diâmetros específicos e de diversos comprimentos. E graças a avançados processos de fabricação, o custo delas não é impedimento para que nossos filtros sejam atrativos financeiramente. O mesmo sentido pode ser usado para descrever as gaiolas e demais itens de fixação, que são projetados conforme projeto e são adequados para cada tipo de processo industrial.

A ampla tecnologia que a CRANFOS possui, proporciona uma maior liberdade para elaborar projetos de filtros para grandes vazões de gás sem que para isso haja uma menor eficiência ou problemas estruturais do nosso equipamento.

Diferentes e padronizados tipos de entradas influenciaram no tipo de chapa defletora para proteção interna das mangas e de outros componentes internos dimensionados de forma que não causem uma grande perda de carga no sistema. Para segurança e manutenção interna, são usados, quando requeridos, dampers para controle do fluxo de gás em cada câmera.

Outras características que fazem deste tipo de filtro ser superior ao de alta pressão são:

  • a baixíssima manutenção requerida, muito mais fácil devido à altura do plenum de gás limpo que permite a entrada de técnicos para manutenção das mangas.
  • a menor área necessária para sua instalação, já que a manga tem um formato diferenciado que permite a diminuição do corpo do filtro.