Equipamentos

Trocador de Calor - BOTFAN™

Trocador de Calor - BOTFAN™

Um trocador de calor ar-ar ou ar-gás deve ser instalado antes do filtro de mangas, a fim de proporcionar um adequado condicionamento do gás proveniente do processo. Para baixar a temperatura do gás, é aplicado o conceito de convecção forçada.

Os trocadores de calor da Cranfos têm a finalidade de diminuir a temperatura do gás proveniente do processo do cliente. Para isso, são aplicados conceitos de convecção na hora de dimensionamento e projeto para fabricação de nossos equipamentos com elevado grau de eficiência.

Constituído de vários tubos por onde passa o gás proveniente do processo do cliente, o ar passa por uma câmara onde é feita uma circulação contínua de ar na temperatura ambiente para haver a troca térmica entre o gás e o ar através da parede dos tubos. A quantidade de dutos define a área em que ocorrerá a troca, mas o número de dutos deve levar em consideração arranjos que a nossa tecnologia definiu para haver a melhor área de troca com o melhor fluxo de ar ambiente possível.

A velocidade em que o gás irá atravessar pelos tubos também é um item muito importante para que não haja uma grande perda de carga (encarecendo o ventilador a ser utilizado) e evitando que o particulado do gás fique aderido à parede interna do tubo, o que aumentaria a pressão a ser alcançada pelo ventilador.

A disposição dos tubos e o sentido de fluxo adotado fazem com que uma parte do material particulado seja retido nesta fase do processo de filtragem. Para isso, o equipamento é dotado de tremonha(as) para armazenamento e descarga desse material através de roscas transportadoras, válvulas rotativas, válvulas guilhotinas, etc.

Um dos principais atrativos desse equipamento é a possibilidade de poder diminuir o tamanho do equipamento (filtro de mangas de alta ou baixa pressão ou precipitador eletrostático) ao qual será destinado o gás que sairá deste equipamento, pois este gás tratado estará com uma vazão volumétrica menor do que a vazão na entrada do trocador, além de também haver uma diminuição do volume de particulado, já que parte deste ficou retido na tremonha do trocador.

A diminuição da temperatura também influencia na seleção do tipo de manga a ser utilizada no caso de um Filtro de Mangas já que o material da manga não precisará ser de composição especial para suportar elevadas temperaturas, o que diminui notavelmente o custo deste equipamento.

No final, há muitos casos em que o uso de um Trocador de Calor acaba diminuindo o custo total do sistema, já que o valor deste pode ser deduzido do valor que é economizado ao diminuir o tamanho do equipamento filtrante e uso de milhares de mangas de composição mais simples, o que também implica em um menor custo operacional.